A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), realiza nas escolas públicas do município, o projeto de testagem #partiuescola. A ação tem por objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar, por meio da testagem de funcionários e estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino.
A iniciativa prevê a realização de inquéritos seriados ("ciclos de testagem"), possibilitando o monitoramento contínuo do cenário epidemiológico e adoção das medidas de prevenção e controle da doença. Caso haja resultados positivos para a Covid-19, protocolos sanitários, como medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes e funcionários, serão feitos pelo município.
Secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan explicou que, "para esse primeiro ciclo, foram elegíveis 12 escolas da rede de ensino municipal e uma escola da rede de ensino estadual. Serão testadas aproximadamente 1.500 pessoas, entre funcionários e estudantes".
Diretora da Vigilância à Saúde de Camaçari, Alcione Vasconcelos ressaltou que, "esse projeto nos ajudará a tomarmos medidas rápidas no caso do surgimento de novos casos positivos, de forma a evitar uma transmissão em cadeia na unidade escolar".
Até o momento, o projeto já aconteceu nas seguintes unidades escolares:
- Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, em Fonte das Águas, Arembepe – 113 pessoas testadas e 3 casos positivos para a Covid-19;
- Escola Municipal Aloísio de Oliveira, em Monte de Gordo - 20 pessoas testadas e 2 casos positivos para a Covid-19;
- Escola Municipal Conceição de Maria, em Parafuso - 44 pessoas testadas e 1 caso positivo para a Covid-19;
- Escola Municipal Denise Tavares – 102 pessoas testadas e 1 caso positivo.