Membros da Comissão Executiva de Acompanhamento dos Trabalhos do Plano de Manejo da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, participaram, nesta quinta-feira (14/7), de uma reunião para apresentação do "Produto 1: Plano de Trabalho", para a execução dos estudos, visando a elaboração do Plano de Manejo. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).
O Plano de Manejo é o instrumento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam e regulam o uso da unidade, além do manejo dos recursos naturais, implantação de aparelhos e outras estruturas necessárias à gestão.
Durante a reunião, após a apresentação, os membros da comissão deram suas contribuições, as quais serão inseridas no documento e posteriormente apresentadas para aprovação do Produto 1. A oficina participativa, que compõe o "Produto 2: Relatório Consolidado da Oficina de Planejamento Participativo", também foi tratada pelos presentes. A iniciativa garantirá a participação social dos principais grupos de interesse no planejamento da Unidade de Conservação, incentivando o comprometimento dos diversos atores envolvidos com a área.
Criado em 1977, por meio do Decreto Municipal n.º 116/77, o Parque Municipal Natural Dunas de Abrantes e Jauá é constituído por ecossistemas de grande relevância ecológica, ambiental e paisagística para Camaçari. Devido às questões fundiárias, teve dificuldade de ser implantado anteriormente, contudo, uma nova proposta da poligonal do Parque foi aprovada no ano de 2019, em audiências públicas.