Com o objetivo de proporcionar uma experiência com o meio ambiente, a Coordenação do Horto Florestal Linaldo da Silva realizou nesta sexta-feira (3/6), a Iª Feirinha "Uma muda para Transformar". A ação consiste na troca de algumas mudas de espécies da Mata Atlântica, aprendizagem de identificação de sementes orgânicas e folhas medicinais. O evento contou ainda com uma série de oficinas gratuitas.
De acordo com a engenheira ambiental do parque, Fabiana Azevedo, a iniciativa visa, prioritariamente, "conscientizar as pessoas a plantar mais do que construir. Nós estamos conversando com as pessoas para que elas plantem mais, e levem a natureza para dentro de sua casa. Além de trocar as mudas, os visitantes estão doando algumas espécies para o Horto e recebendo outras mudas e o adubo", explicou.
Moradora de Jauá, na costa de Camaçari, Marinalva Queiroz tirou o dia para o aprendizado. "Muito interessante. Eu vim para aprender a fazer o sabão, gostei muito", disse. Já Luzinete Souza, participou da oficina de Kokedama. "Interessante essa feirinha aqui hoje. Eu não conhecia a técnica, e fiquei encantada com o que aprendi com eles", finalizou.
Kokedama é como são chamados os arranjos de plantas aéreas. Trata-se de uma técnica japonesa que fornece uma alternativa para suspender, sem nenhum tipo de jardineira, espécies de plantas que precisam de terra.
A Feirinha "Uma muda para Transformar", contou com o apoio das Secretarias da Saúde (Sesau) e do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap).