Um eclipse total da Lua, denominado lua de sangue, poderá ser visto em todo o Brasil entre as madrugadas de domingo (15/5) e segunda-feira (16/5). O evento acontece devido a movimentação dos astros e deixará o astro com cor avermelhada.
De acordo com o blog Astronomiaum, especializado em astronomia, em Salvador o evento deve ter início por volta das 22h30, atingindo seu ápice às 1h11 da segunda-feira, com fim estimado para 03h51. O site disponibiliza os horários projetados apenas para capitais. Portanto, não é possível saber quando o fenômeno será observado em outros pontos do território baiano.
Segundo o portal, o fenômeno terá seu auge durante a madrugada da segunda em todo o país. Além da tonalidade avermelhada, o ecelipse causará a impressão de que a Lua esteja até 7% maior.
Foto: divulgação/Nasa
POR QUE ISTO ACONTECE:
O eclipse ocorre sempre que a luz que vem do Sol, ou qualquer outra estrela, deixa de iluminar um planeta ou satélite - como é o exemplo da Lua - em virtude do bloqueio da passagem dos raios luminosos. Em suma, um copo celeste ficará na frente do outro, fazendo uma espécie de "bloqueio", impedindo a passagem desses raios.
De maneira simplificada, o bloqueio da luz provoca uma sombra e uma penumbra gigantescas, que podem ser observadas na superfície do satélite ou planeta que teve a luz obstruída.
No caso do eclipse lunar, previsto para o próximo dia 16 de Maio, o planeta Terra vai travar a passagem da luz solar, impedindo que a ela alcance a Lua, projetando, assim, uma sombra da Terra no astro.