Foto: Leitor Metro1
“Em completo abandono”. É como os moradores dos bairros de Vilas do Atlântico e Miragem caracterizam a região, que acumula a cada dia mais sujeira e mato pelas ruas. Segundo a professora Rosângela Montassier, isso acontece porque a prefeitura de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, não tem feito nenhuma manutenção no local.
“A prefeitura de Lauro abandonou os bairros, é uma vergonha. Pagamos impostos e ela não faz a manutenção que deveria”, se queixa Rosângela. “Eles estão em completo abandono, sujeita, mato, poda nas ruas… tudo sujo”, lamenta.
Moradora da região há 14 anos, a professora conta que, com a situação, os espaços públicos chegam a ficar inacessíveis. “Na Alameda que eu moro, você não enxerga nem a praça de tanto mato alto. Um lugar que seria para as crianças brincarem e os idosos sentarem, não podemos usufruir”, diz.
Diante do problema, alguns moradores têm limpado as praças por conta própria. A poda recolhida é colocada no passeio com a esperança de que a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) a recolha -- o que não tem acontecido.
“Liguei para o setor para reclamar, mas eles pediram que eu mandasse o endereço e o CEP dos locais. Não há condições de fazer isso porque são várias ruas no bairro de Miragem e Vilas do Atlântico”, explica Rosângela.
Procurada pelo Metro1, a Sesp de Lauro de Freitas informou que "as produções registradas são demandas particulares que a secretaria vem monitorando e a fiscalização já está identificando para atuar e notificar os proprietários".
A secretaria ainda acrescentou que "independente dessas ações de fiscalização, as equipes seguem retirando os entulhos desses locais e até sexta-feira estaremos retirando essas produções gradativamente e daremos um resultado positivo".