A empresa farmacêutica Sanofi Medley anunciou o recolhimento voluntário e preventivo de todos os lotes de remédios com o princípio ativo Losartana nesta quinta-feira (10/3). Este tipo de medicação é indicado para o tratamento de "pressão alta" (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca.
Segundo a empresa, a retirada do produto é uma "medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos". O medicamento está sendo retirado de circulação para voltar ao mercado com o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) ajustado.
Impurezas mutagênicas são substâncias químicas que podem causar mudanças no DNA de uma célula. "Este recolhimento é uma medida de precaução e, até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana", informou a farmacêutica por meio de nota.