Stella Li, vice-presidente global da BYD, grupo chinês que instalará uma fábrica de veículos elétricos em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, disse que a estimativa é de que a empresa gere 5 mil empregos na Bahia. A declaração ocorreu, nesta terça-feira (4), na cerimônia que anunciou a instalação da BYD no estado.
Primeira empresa responsável por carros elétricos no Brasil, a BYD negocia para ocupar a antiga fábrica da Ford, fechada em 2021. Serão investidos R$ 3 bilhões para a instalação. A montadora chegou ao país em 2014, e tem duas fábricas em Campinas (São Paulo) e outra em Manaus (Amazonas).
O evento que aconteceu nesta manhã teve a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do vice-governador Geraldo Jr. (MDB). "Não é qualquer investimento, não é apenas uma fábrica, é um novo modelo como exigência do novo mundo, com energia sustentável e renovável", ressaltou. A expectativa é de que o polo industrial inicie a produção no segundo semestre de 2024.
Jerônimo Rodrigues também justificou a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no evento. "Lula não está presente, porque estava aqui na Bahia até ontem, mas garantiu que estará aqui no primeiro lançamento de carro. Ele está de olho, junto com o ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad para que tudo seja feito de forma correta", ressaltou.