Publicidade
Candeias / BA - 24 de Novembro de 2024
Publicado em 06/03/2022 13h06

CAMAÇARI: 3º dia de Jornada Pedagógica exalta papel dos não docentes na escola

.
Por: Visão Diária Ascom

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "JORNADA PEDAGÓGICA 2022 COLA LA ENTE" DE ESPER TECNOLOGIA PR EM CEN INOVAO"

Completando um ciclo de estímulos aos pensamentos e ações disruptivas voltadas para os profissionais de educação da rede pública municipal de Camaçari, a Secretaria da Educação (Seduc) realizou, na manhã deste sábado (5/3), o terceiro dia da Jornada Pedagógica 2022. O último ateliê temático contou com palestra do psicólogo Dr. Moacir Lira e mediação da especialista Yuri Watanabe, concebendo um momento de conscientização coletiva sobre as demandas e ofertas de acolhimento e afeto protagonizadas pelos profissionais não docentes no ambiente escolar.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, convidou o Grupo Samba Chula Filhos de Oyò para recepcionar o público, criando um clima de descontração e interpessoalidade já nos primeiros momentos da atividade. Em seguida, durante seu discurso de abertura, destacou a importância de ocasiões como essa na constituição da comunidade educativa. "É preciso estar presente e isso significa, literalmente, estar aqui e agora. A 'Escola Presente' requer que estejamos atentos aos que nos cercam em nível emocional, social, cognitivo, espiritual... É por meio dessa atenção, desse afeto e dessa escuta que vamos delineando cenários de esperança em nossos ambientes de atuação", observou a secretária.

Em uma explanação que reuniu conceituações teóricas e aplicações práticas, o Dr. Moacir Lira envolveu a plateia em uma atmosfera de sintonia. "Quando nos colocamos no lugar do outro, estamos nos aproximando das suas necessidades. Precisamos aprender a permitir que os outros expressem seus pensamentos e, para além disso, aprender a ouvir as entrelinhas, pois nem sempre o outro diz tudo com palavras", frisou o palestrante, aprofundando a transmissão de conhecimentos por meio da descrição de sintomas. A importância do autoconhecimento e seus reflexos na autoestima também integraram o escopo da abordagem.

Foram três dias de Jornada Pedagógica, norteada pelo tema "Escolas Presentes em Cenários de Esperança: Inovações Pedagógicas, Tecnologias e Equidade". Ao todo, cinco ateliês temáticos foram promovidos pela Seduc, direcionados para profissionais da Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e não docentes. Toda a programação foi transmitida ao vivo pelo YouTube da Diretoria Pedagógica da Seduc, onde segue disponível para acesso através deste endereço: https://www.youtube.com/channel/UCqS69MGjRb2tgfGjJnUyx4A.