Cinco estudantes do curso de pós-graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) viajavam em um carro na noite de quinta-feira (18), em direção ao campus avançado da instituição em Lençóis, na Chapada Diamantina, quando o automóvel bateu de frente com um caminhão carregado de óleo vegetal. O acidente aconteceu na BR-242, em Itaberaba, também na região da Chapada.
Jaris Medeiros Gonçalves, de 39 anos, Rauny Chaves Fernandes, 35, Cíntia de Souza Franca, de 36, Carolina Silva do Amor Divino, 30, e Marcos de Oliveira Silva, 34, não resistiram e morreram. Todos eram alunos do curso de pós-graduação em Ensino em Ciências Ambientais.
Quatro das vítimas morreram no local e uma delas morreu ao chegar em uma unidade de saúde. Cíntia e Carolina eram de Salvador; Jaris e Marcos de Santo Estêvão; e Rauny de Lauro de Freitas. Os estudantes precisavam estar em Lençóis para uma aula na manhã de sexta-feira (19). Não há informações sobre o que causou a batida, mas acredita-se que um dos motoristas fez uma ultrapassagem.
A UEFS decretou luto de três dias e emitiu uma nota de pesar. "Não há palavras que se revertam em consolo neste momento. A Uefs abraça com solidariedade e afeto todas as famílias, amigos, colegas, professores e todos e todas que neste momento sentem cada uma destas perdas.", diz trecho do comunicado. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) também lamentou as mortes. "Minha solidariedade aos familiares, amigos e a toda a nossa rede de ensino pelas vítimas do grave acidente na região de Itaberaba."