O presidente Lula (PT) se encontrou, nesta sexta-feira (14), com o chefe de estado chinês, Xi Jinping na sede do Legislativo chinês. No momento em que o petista chegava ao Salão do Povo, o governo brasileiro divulgou uma relação com 15 acordos entre os dois países. A projeção, segundo o Ministério da Fazenda, é que as parcerias totalizem R$50 bilhões em investimentos. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Na lista, se destacam os memorandos de entendimento entre o Ministério Chinês de Finanças e o Ministério da Fazenda brasileiro no que diz respeito à infraestrutura e às parcerias público-privadas. Há também um protocolo sobre um acordo para fabricar e operar satélites CBERS-6.
Na área da agropecuária, há um um plano de trabalho para a certificação eletrônica de carnes e um protocolo para a abertura aduaneira do mercado chinês para farinhas de suíno e aves.
Lula chegou ao Salão do Povo por volta das 16h30 (horário da China). Na cerimônia de chegada, a primeira-dama Janja e e o restante da comitiva presidencial acompanharam a caminhada feita pelos chefes de estado na Praça da Paz Celestial, enquanto uma banda de crianças tocava hinos nacionais.
Em seu discurso, o petista disse que irá trabalhar para que a relação entre os dois países transcenda a questão comercial. Lula afirmou ainda que defendeu ainda uma parceria política de desenvolvimento no Brasil no campo da energia.
“A compreensão que o meu governo tem da China é de que nós temos que trabalhar muito, para que a relação Brasil-China não seja meramente de interesse comercial", disse.