Na retomada do mais tradicional carnaval de rua do país, o Governo da Bahia preparou uma grade especial com uma programação para Salvador que vai contar com mais de 160 atrações. O lançamento oficial da festa foi nesta quarta-feira (8), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
O cantor Bell Marques foi anunciado como atração do tradicional Arrastão da Quarta-feira, no circuito Dodô, entre a Barra e Ondina. O homenageado da festa deste ano, que tem como tema "Um Carnaval a cada esquina", será o cantor e compositor Moraes Moreira.
Entre os nomes de destaque da música baiana e nacional que vão participar da folia estão: Daniela Mercury, Emicida, Baiana System, Luedji Luna, Ludmilla, Pablo Vittar, Xamã, Thierry, Luiz Caldas, Bell Marques, Saulo, Timbalada, Carlinhos Brown, Durval Lélys, Baby do Brasil, Nelson Rufino, Psirico, Sarajane, Davi Moraes entre outros.
O evento de lançamento da programação contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do coordenador do Carnaval do Estado e vice-governador, Geraldo Júnior.
Os artistas contratados pelo governo estadual vão se apresentar nos principais circuitos: Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico/Pelourinho).
Edital do Carnaval Ouro Negro vai assegurar o patrocínio para o desfile das entidades dos segmentos afro, afoxé, samba e reggae da capital baiana — Foto: Malu Vieira/g1
O edital do Carnaval Ouro Negro vai assegurar o patrocínio para o desfile das entidades dos segmentos afro, afoxé, samba e reggae da capital baiana. Olodum, Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Muzenza, Cortejo Afro, Alvorada e Didá estão entre as agremiações carnavalescas beneficiadas pelo edital.
O projeto é destinado a organizações de matriz africana dos segmentos afro, afoxé, samba e reggae, que desfilam no Carnaval de Salvador. O número de inscritos superou o de todas as edições anteriores: foram 199 propostas de 123 instituições.
Além das atrações musicais, a gestão estadual informou que garante uma série de serviços que são essenciais para a realização da festa, tanto na capital como no interior.
Uns dos principais é a Segurança Pública, especialmente por meio do trabalho da Polícia Militar. Veja a seguir os principais serviços que serão disponibilizados pelo governo durante o Carnaval de Salvador em 2023.
Polícia Militar da Bahia — Foto: PM Bahia
Em 2023 estão sendo investidos cerca de R$ 70 milhões, na capital baiana e no interior, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A festa vai contar com um efetivo total cerca de 30 mil profissionais (contempla capital e interior) da Polícia Militar; Polícia Civil; Departamento de Polícia Técnica; do Corpo de Bombeiros, além de outros servidores do quadro direto da secretaria. Mais de 300 câmeras de olho na festa, sendo 118 de reconhecimento facial.
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) estará presente na festa oferecendo informações, atendimento preventivo e acolhimento de denúncias.
Além da distribuição de material educativo sobre o tema nos circuitos tradicionais e nos bairros, a unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela funcionará na Avenida Milton Santos, em Ondina, entre os dias 16 e 21 de fevereiro, sempre das 10h às 22h.
O serviço vai contar com uma equipe multidisciplinar – formada por técnicos das áreas de serviço social, psicologia e direito – para orientações e registro de violações de direitos nas esferas racial e religiosa. Esclarecimentos e denúncias também podem ser feitos pelos telefones do Centro e da Ouvidoria Geral do Estado, (71) 3117-7448 e 0800- 2840011, respectivamente.