Mais de um bilhão de jovens, com idades entre 12 e 34 anos, tem risco potencial de terem perda auditiva, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (16/1) na revista científica BMJ Global Health. As principais causas podem estar vinculadas ao uso inadequado dos fones de ouvido, em volumes muito altos, e a exposição frequente a locais com música alta.
A pesquisa compara resultados de outros estudos sobre o tema e foi liderado por uma equipe internacional de pesquisadores, incluindo membros da Organização Mundial da Saúde (OMS). "As práticas auditivas inseguras são altamente prevalentes em todo o mundo e colocam mais de 1 bilhão de jovens em risco de perda auditiva", afirmam os autores do estudo.
Apesar da média, este risco pode variar entre 0,67 a 1,35 bilhão. Independente do cenário, os pesquisadores alertam para a "necessidade urgente de priorizar políticas focadas na escuta segura".
ESTUDO
A pesquisadora da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, Lauren Dillard, líder do projeto, alert que a exposição ao som e volume alto nos aparelhos pode provocar fadiga e danificar células sensoriais diferentes e estruturas presentes no ouvido de um indivíduo, independente da idade. O risco principal é a exposição prolongada, onde a pessoa pode ficar surda ou escutar zumbidos frequentes.
Foram analisados dados e estudos publicados entre anos de 2000 e 2021, onde foram investigados o impacto de práticas auditivas inseguras. Foi considerado o histórico de mais de 19 mil indivíduos, adolescentes ou jovens adultos. Após as análises, foi possível concluir que, em média, um bilhão de jovens pode perder a audição devido a hábitos inadequados de escuta.
PREVENÇÃO
Para se prevenir destes danos, a técnica é fácil: abaixe o volume dos seus fones sempre que escutar algum zumbido nos ouvidos. Se possível, é legal ativar alertas sobre o nível de exposição sonora nas configurações do dispositivo. Nestes casos, ao primeiro aviso, é recomendado baixar um pouco o volume. Se não puder reduzir o som, a indicação é escutar pelo menor período possível.
Agora, no caso de shows, festas e locais barulhentos, o melhor conselho é ficar longe das caixas de som. Para os indivíduos que trabalham no ramo, é fundamental o uso de proteção auricular. Caso contrário, muito provavelmente, poderão desenvolver problemas auditivos no futuro.