A Associação de Rendeiras do Rendavan, grupo de 50 artesãs que exercem suas atividades no bairro Cristo Rei, na cidade de Dias d'Ávila (BA), estão participando do Miniempresa na Comunidade, projeto desenvolvido pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia) e patrocinado pelas empresas Bayer, Basf, Braskem, Oxiteno e Cofic, que visa contribuir o desenvolvimento de atividades empreendedoras, trazendo ênfase na geração de renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social.
A partir da iniciativa, o grupo de rendeiras passaram a trabalhar com o desenvolvimento de duas miniempresas, uma com foco na sustentabilidade ambiental, confeccionando produtos criados a partir do material reciclável da caixa de leite e a outra com o foco no desenvolvimento de produtos com a renda de birro, como forma de valorização cultural do trabalho que tem um importante contexto histórico, buscando aproximação e valorização da comunidade local.
Entre os produtos desenvolvidos com foco em geração de renda, estão: carteiras, bonecas, kits para cozinha, bolsas, materiais de escritório, produzidos de forma sustentável a partir da utilização de caixas de leite. Além de produtos com foco na renda de birro, que contam com bolsas, bordados, toalhas, kits para casa, carteiras, entre outros.
A Mestra Dinoelia Trindade, Coordenadora Executiva da Associação Rendavan, explica a importância da implementação do Miniempresa na Comunidade. "Estamos muitos felizes com a parceria da JA Bahia e seus apoiadores, que veio em um momento difícil por conta dos efeitos da pandemia de Covid-19, onde estávamos precisando de incentivo e apoio para a retomada das nossas atividades. Através do projeto, jovens que estavam a dois anos praticamente sem trabalho, puderam sentir um despertar para o empreendedorismo dentro da sua própria comunidade. Então, essa parceria tem trazido frutos a longo prazo, onde já pensamos em implementar na cidade de Dias D'Ávila a escola da renda, um espaço de memória e comercialização. Por isso, agradecemos esse projeto por essa oportunidade de ensinar o empreendedorismo na prática na nossa comunidade", finaliza.
Para fechar o projeto, no dia 01 de dezembro de 2022, haverá a certificação de todos os participantes e uma feira de apresentação dos produtos que foram desenvolvidos no programa Miniempresa na Comunidade, como forma de apresentação dos resultados e incentivo a geração de renda para a comunidade local. A feira ocorrerá das 09h às 17h, na Praça CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, localizada no bairro da Varginha em Dias d'Ávila-BA.
|
|