Com o aumento no número de pessoas com sintomas de covid-19, cresce também a procura pelos exames que detectam a doença nos pontos de testagem de todo o Brasil.
No País, a taxa de positividade dos testes de covid-19 está em ascensão, apesar de a maioria dos casos ser leves até o momento.
O Recife segue o cenário nacional de incremento dos casos de covid-19, o que também ocorre em países da Europa e nos Estados Unidos.
O último balanço da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), segundo apurou a reportagem do JC na noite desta quarta-feira (9), os oito pontos de testagem da capital pernambucana chegaram a realizar, juntos, 1.684 exames para diagnóstico da doença. Esse é o número do dia anterior (8). O dado referente a hoje (9) ainda está em análise.
"A cada dia, desde a última sexta-feira (4), temos observado um aumento no número de pessoas que vão aos centros de testagem da Prefeitura do Recife. Hoje a procura alcançou o pico, e atendemos até além do que estava previsto", informa a gerente de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Natália Barros.
Ela diz que a prefeitura tinha previsto a oferta de 1.340 testes rápidos (no dia 8), mas a procura foi maior, o que fez os pontos de testagem ultrapassarem o volume planejado, chegando a realizar 1.684 exames. Desse total, 30% foram positivos para covid-19.
A título de comparação, na sexta-feira (4), quando a demanda começou a aumentar nos centros de testagem, foram realizados 653 testes. Naquela semana, a positividade estava em torno de 25%. E na última semana de outubro, o índice de positividade foi de 15,5%.
"Para amanhã (dia 10), a expectativa é que a gente alcance novamente um número alto de testes realizados. Se formos olhar só o que temos nas marcações feitas hoje (dia 9), já estão agendados, até o momento (18h30) quase 800 testes para amanhã", diz Natália.
"Como o sistema funciona até a meia-noite, certamente esse número ainda aumenta. E, além das pessoas que marcam os exames, ainda há os que chegam aos pontos de testagem sem agendamento", acrescenta.
Dois oito pontos de testagem da Prefeitura do Recife, três recebem a população também por demanda espontânea (sem necessidade de marcação prévia). São eles: o centro de testagem Parque Dona Lindu; o Centro de Saúde José Dustan e o Centro de Saúde Professor Mário Ramos (veja mais informações sobre horários e dias de funcionamento ao final desta reportagem).
Questionada sobre a possibilidade de o Recife aumentar o número de locais onde se oferta a testagem para covid-19, Natália diz que o planejamento atual considera ampliar a realização diária de exames nos locais onde eles já são feitos. "Para isso, aumentaremos o quadro de recursos humanos."
O novo aumento dos casos de covid, em todo o mundo, está associado à circulação de novas subvariantes da ômicron (BQ.1 e XBB), que podem ser mais transmissíveis e resistentes às barreiras vacinais, segundo estudos iniciais.
Até o momento, contudo, Pernambuco não detectou a circulação das novas subvariantes, mas especialistas consideram que, assim como em outros Estados brasileiros e em outros países, o aumento no número de casos está associado a essas novas cepas do coronavírus.