Publicidade
Candeias / BA - 22 de Novembro de 2024
Publicado em 04/11/2022 13h14

Baleia Jubarte morre após encalhar em praia do baixo sul da Bahia

Animal foi encontrado morto na areia da praia de Guaibim, no município de Valença.
Por: G1 Bahia

Uma baleia Jubarte morreu após encalhar na praia de Guaibim, no município de Valença, baixo sul da Bahia. O animal foi encontrado por banhistas na manhã desta sexta-feira (4).

De acordo com o pesquisador e ambientalista da Secretaria do Meio Ambiente, Alencar Rodrigues, o animal é um macho, adulto e com cerca de 12 metros. Ele foi encontrado em estado avançado de decomposição.

A área foi isolada e a prefeitura, junto à Secretaria do Meio Ambiente, vai realizar o procedimento de remoção do animal.

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, este é o primeiro encalhe que ocorre em novembro na Bahia. Ainda de acordo com o projeto, o estado liderou ranking de encalhes de baleias. Dos 108 casos registrados no Brasil, 43 aconteceram na Bahia.

No dia 27 de setembro, três filhotes de baleias jubarte apareceram mortas nas regiões sul e extremo sul da Bahia.

Segundo informações do Projeto Baleia Jubarte, um filhote foi encontrado morto na Península de Maraú, no sul da Bahia, e o outro foi visto boiando em alto mar, no litoral de Caravelas – no extremo sul do estado. Marinheiros disseram que foi no percurso para o Parque Nacional de Abrolhos.

No litoral de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, uma baleia jubarte apareceu morta no dia 21 de setembro. Segundo especialistas, o animal morreu no mar.