A Secretaria da Mulher (Semu), através da ação itinerante Fala Mulher, se fez presente nesta quarta-feira (19/10), na quadra de Residencial Parque São Vicente. O projeto, que está na 7ª edição, tem como principal objetivo compartilhar informações no que diz respeito ao enfrentamento da violência contra a mulher, apresentando os serviços e equipamentos fornecidos pela pasta.
O Fala Mulher faz parte do conjunto de atividades, desenvolvidas pela Semu, dedicado à questão da violência contra a mulher, seja doméstica, política ou de gênero. Além disso, por meio da iniciativa são oferecidos atendimentos na áreas de assistência social, jurídica e psicológica, quando necessário e sob total sigilo. "Estamos aprimorando o serviço a cada edição, que além das finalidades, tem sido importante ferramenta de escuta quando vamos às comunidades ouvir essas mulheres. Tudo isso faz parte do DNA da nossa pasta", destacou a gestora da secretaria Fafá de Senhorinho.
Para Bernaldina Silva dos Santos, moradora da localidade, as informações passadas durante a roda de conversa, sobre os tipos de violência e redes de apoio e enfrentamento, foi de grande importância, pois mesmo que não tenha vivenciado situações dessa natureza, estará apta a ajudar outras mulheres que precisam de esclarecimentos. "Ficar calada e permanecer na mesma situação é a pior medida a ser adotada, porque, infelizmente, nós sabemos que a violência não para até que tenha um freio, e que ele seja dado através da lei. Existe sempre alguém que precisa de ajuda", declarou.