Para tratar sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o secretário de Relações Institucionais, Dilson Magalhães Jr., esteve reunido com os responsáveis pela ação em Camaçari, cabo Lesley Carneiro e soldado Anderson Oliveira. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (13/10), no gabinete da pasta.
O secretário Dilson Magalhães Jr. avaliou a reunião, "o Proerd voltou a ter efetividade esse ano no município, após dois anos da fase aguda da pandemia. A gente veio debater as logísticas dos instrutores, o acompanhamento do programa, o andamento das aulas, tanto as que são ministradas na sede quanto na Costa de Camaçari".
O programa contempla alunos do 1° ao 7° ano do fundamental, no entanto, pelo fato de ter ficado dois anos sem poder atuar por conta da pandemia, hoje são priorizados os estudantes do 5º ano, com média de idade entre 10 e 12 anos, por estarem em transição, mudança de escola e formação de caráter.
Em Camaçari, participam da formação 736 alunos das escolas municipais Luís Pereira Costa, do Natal e Padre Paulo Maria Tonucci, do Centro Educacional Yolanda Pires e do Centro de Educação Municipal Paulo Freire. No final do ano, haverá a formatura cívico-militar e os alunos serão premiados, por meio da seleção da melhor redação sobre o Proerd.
Por se tratar de estudantes da Rede Pública Municipal, após a reunião, o titular da Serin foi encontrar a secretária da Educação, Neurilene Martins, que falou sobre o programa, "é uma parceria direta com a Seduc, porque o Proerd tem como público-alvo os nossos estudantes e o currículo todo voltado para a educação pela cultura da paz e a questão do enfrentamento às drogas, então é sempre uma parceria muito valiosa com a Polícia Militar e que a gente está fazendo há muitos anos".
Foto: Taiz Souza