Mais de 190 mil pessoas foram impactadas pela 5ª edição do Braskem recicla, que foi realizada pela primeira vez em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante 10 dias, a estrutura geodésica do projeto, instalada no Boulevard Shopping Camaçari foi visitada por cerca de 1600 crianças e adultos, arrecadando mais de 7 toneladas de resíduos. Por meio de uma experiência interativa, promovida pela startup SOLOS em parceria com a Braskem, a ação reforçou o tema de descarte correto e reciclagem na população com o intuito de gerar a adoção de comportamentos sustentáveis.
"O projeto busca reforçar a consciência ambiental dessa comunidade a partir da reflexão sobre nosso impacto no meio ambiente e do incentivo de hábitos simples, como consumo consciente, descarte adequado de resíduos e reciclagem", pontua Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia. Nesta edição, estudantes de mais de vinte escolas do município de Camaçari participaram de jogos educativos, atividades lúdicas e dinâmicas.
Para a fundadora da SOLOS, Saville Alves, a promoção do projeto na Região Metropolitana de Salvador ampliou o seu alcance. "Essa ação nasceu em Salvador e depois levamos para cidades de outros estados, potencializando o impacto positivo dessa iniciativa e contribuindo para que as pessoas entendam a sua responsabilidade sobre aquilo que elas produzam e façam a destinação adequada dos seus resíduos. Por isso, fez todo sentido ampliar essa reflexão também em outras cidades da Bahia. Desta forma, alcançamos outros públicos e contribuímos para o desenvolvimento sustentável do estado", pontua.
O projeto também contribuiu com a inclusão social dos catadores de resíduos, que participam ativamente da ação, orientando o público sobre reciclagem a partir de experiências práticas. Todo material arrecadado na iniciativa foi entregue para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopemarc), gerando uma renda extra de R$ 11 mil.
Essa edição do Braskem recicla contou com o apoio institucional da Prefeitura de Camaçari, por meio da Limpec, que forneceu caminhões para apoiar a coleta de materiais recicláveis em vários locais da cidade, durante o período da ação.