Diversidade e riquezas naturais e culturais, esses são os diferenciais do turismo de Camaçari. O município conta com 42 km de costa, a qual está inserida a localidade de Arembepe, local onde a empresária Maria Jucilene Vieira de Andrade, 72 anos, conhecida como Jucy Andrade, resolveu investir e fundar a Pousada Romântica Chalé Suíço.
Jucy nasceu em Sátiro Dias (Bahia) e começou a frequentar Camaçari para veranear. Há 25 anos, com o falecimento do marido, "tive que procurar uma outra vida para poder seguir meu destino, e quando eu cheguei aqui, em Camaçari, as portas foram abertas", contou.
"Camaçari que é um luxo. Eu diria que a orla mais linda que existe no estado da Bahia", disse ao ressaltar a localização privilegiada da Costa de Camaçari, que se une a outras localidades, como Lauro de Freitas; a sua proximidade com Praia do Forte; e a curta distância, de três horas, para Aracaju (Sergipe); e acrescentou lembrando que por essas razões, está "nessa maravilha até hoje".
Dentre os locais turísticos em Arembepe, ela destaca a praia do Piruí, com "as piscinas de água salgada, mas ali você também vai ver os peixes nadando", e a Aldeia Hippie, "muita gente pode não conhecer Camaçari, mas a Aldeia sim, porque ela é simplesmente internacional, banhada pelo rio".
Ela já está em processo de aposentadoria, mas vai deixar os frutos, os netos passarão a cuidar da pousada "não existe local mais promissor, não existe local mais abençoado do que essa orla de Camaçari. Eu vou sair, mas o meu chapéu vai ficar aqui", afirmou. Sobre o aniversário da cidade, celebrado em 28 de setembro, Jucy disse ao concluir, que "faltam palavras no sentido de enriquecer os 264 anos de Camaçari".
Este é o último texto de uma série com quatro matérias especiais em comemoração aos 264 anos da emancipação política de Camaçari. Elas retratam a história do seu povo, formado por aqueles que nasceram e os que chegaram, que com amor e dedicação transformou o município em um dos maiores do estado.
Foto: Jean Victor